cover
Tocando Agora:


Governo exonera primo de Lira de superintendência do Incra em Alagoas após pressão do MST

Wilson César de Lira Santos é primo de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, que deve indicar outra pessoa para o cargo, em breve

Governo exonera primo de Lira de superintendência do Incra em Alagoas após pressão do MST
Governo exonera primo de Lira de superintendência do Incra em Alagoas após pressão do MST (Foto: Reprodução)

O governo exonerou Wilson César de Lira Santos do cargo de superintendente regional do Incra em Alagoas, nesta terça-feira (16). Wilson César é primo de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça (16), mas o ministro Paulo Teixeira (PT), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, já havia informado Arthur Lira sobre a decisão na semana passada, destacando a situação política insustentável. Durante uma reunião com Lira, Teixeira mostrou uma carta de movimentos sociais que se opunham à permanência de Santos no cargo. O substituto de Santos é José Ubiratan Rezende Santana, que assumirá o cargo até que um novo superintendente seja escolhido por Lira.


O MST vinha solicitando a substituição de Santos desde o início do governo Lula. Com a articulação do programa Terra da Gente, lançado recentemente, Teixeira conseguiu viabilizar a troca na superintendência do Incra em Alagoas. A mudança ocorre em meio a uma disputa entre Arthur Lira e o ministro Alexandre Padilha, que trocaram críticas publicamente. Lira chegou a chamar Padilha de incompetente e afirmou que o ministro é seu desafeto pessoal. Em resposta, Padilha afirmou que não entraria em confronto com o opositor. A troca no Incra em Alagoas é mais um capítulo dessa disputa política entre as autoridades envolvidas.


Publicado por Heverton Nascimento

  • Por Jovem Pan
  •  
  • 16/04/2024 13h58 - Atualizado em 16/04/2024 14h04