cover
Tocando Agora:


Lula viaja nesta segunda para participar da cúpula do Mercosul no Paraguai

Adesão da Bolívia ao bloco econômico é um dos principais temas do evento, que ocorre após uma tentativa de golpe de Estado no país

Lula viaja nesta segunda para participar da cúpula do Mercosul no Paraguai
Lula viaja nesta segunda para participar da cúpula do Mercosul no Paraguai (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar nesta segunda-feira (8) da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada no Paraguai. Após o evento, ele seguirá para a Bolívia. A adesão da Bolívia ao bloco econômico é um dos principais temas da cúpula, que ocorre após uma tentativa de golpe de estado no país. O país boliviano se torna o quinto integrante do Mercosul, ao lado do BrasilArgentinaUruguai e Paraguai, após aprovação pelo Congresso Nacional Boliviano e sanção presidencial. A cúpula também marca o fim do mandato do Paraguai como presidente interino do bloco, com o Uruguai assumindo a presidência. Entre os temas discutidos estão questões ambientais, sociais e de combate ao crime organizado, especialmente nas fronteiras dos países membros. A integração do Mercosul com outros blocos econômicos, como a União Europeia e países árabes, também está na pauta, assim como a possível entrada do Panamá e negociações com ColômbiaEquador e Peru. Recentemente, o Brasil firmou um acordo com o Chile para tarifas de exportação e importação mais vantajosas.


No último domingo (7), o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se com outros ministros da região para discutir, entre outros temas, a tentativa de golpe na Bolívia. A chegada de Lula na Bolívia está prevista para esta terça-feira (9) e reforça o compromisso do Brasil com a integração e o fortalecimento das relações bilaterais. Lula vai se encontrar com o presidente do país e participar de reuniões com empresários brasileiros e bolivianos, visando aumentar as relações comerciais. O Mercosul possui um PIB de US$ 2,86 trilhões de dólares e é o principal receptor de investimentos estrangeiros na América Latina.

Publicado por Luisa Cardoso

  • Por Jovem Pan
  •  
  • 08/07/2024 07h43 - Atualizado em 08/07/2024 07h44