cover
Tocando Agora:


Ovelhas são enterradas vivas na Grécia para combater peste ovina

Governo da região e Tessália solicitou uma investigação após receber denúncias; agricultores e autoridades acreditam que a doença chegou ao país por gado importado após uma tempestade

Ovelhas são enterradas vivas na Grécia para combater peste ovina
Ovelhas são enterradas vivas na Grécia para combater peste ovina (Foto: Reprodução)

O governador da região grega de Tessália, Dimitris Kuretas, solicitou uma investigação sobre o enterro vivo de ovelhas na região central da Grécia, em meio ao surto de peste ovina e caprina. Kuretas apresentou uma queixa ao Ministério Público após receber denúncias de que animais vivos foram enterrados. “Este é um assunto muito sério e merece uma investigação aprofundada”, declarou o governador à imprensa. Ele também anunciou a substituição de um supervisor veterinário e pediu uma investigação administrativa e disciplinar. Há duas semanas, as autoridades locais e o Ministério da Agricultura estão tentando conter o surto de peste ovina e caprina nas cidades de Trikala e Kalabaka, na Tessália. A doença, conhecida como peste dos pequenos ruminantes (PPR), é altamente contagiosa para ovinos e caprinos, mas não afeta humanos. Carne e leite pasteurizados podem ser consumidos com segurança, de acordo com as autoridades.

Até o momento, mais de 2.400 ovelhas foram abatidas e os matadouros locais foram temporariamente fechados. Esta é a primeira vez que a doença foi detectada na Grécia, segundo o Ministério da Agricultura. No ano passado, a Tessália foi severamente afetada pela tempestade Daniel, que causou inundações catastróficas e a morte de dezenas de milhares de animais, incluindo ovelhas. Agricultores e autoridades acreditam que a doença foi introduzida no país por gado importado após a tempestade. O ministro da Agricultura, Costa Tsiaras, ressaltou que os agricultores aumentaram as importações de animais da União Europeia e de outros países após a perda de seus rebanhos.
*Com informações da AFP
Publicada por Felipe Cerqueira

  • Por Jovem Pan
  •  
  • 25/07/2024 14h24 - Atualizado em 25/07/2024 14h24