cover
Tocando Agora:


Haddad diz que Lula deve indicar nome do novo presidente do Banco Central nas próximas semanas

Atualmente, Gabriel Galípolo, diretor de política monetária da autarquia, é o nome mais cotado; mandato de Campos Neto termina em 31 de dezembro

Haddad diz que Lula deve indicar nome do novo presidente do Banco Central nas próximas semanas
Haddad diz que Lula deve indicar nome do novo presidente do Banco Central nas próximas semanas (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar em breve o nome que sucederá Roberto Campos Neto na liderança do Banco Central. A informação foi divulgada nesta terça-feira (13) pelo Fernando Haddad. Segundo o ministro da Fazenda, a escolha do sucessor será discutida entre Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, visando aumentar as chances de aprovação do indicado na sabatina junto aos demais parlamentares. Atualmente, Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central, é o nome mais cotado para assumir a presidência da autarquia. O mandato de Campos Neto termina em 31 de dezembro, mas Haddad afirmou que a indicação do substituto será antecipada.


A expectativa é que a indicação ocorra ainda este mês ou nas próximas semanas. Campos Neto tem sido criticado pelo presidente da República devido à condução da política monetária, especialmente pela interrupção do ciclo de queda da taxa Selic. A antecipação da indicação do novo presidente do Banco Central é uma tentativa do governo de reduzir a influência de Campos Neto no mercado financeiro.


  • Por Jovem Pan
  •  
  • 14/08/2024 09h34