Dorival Júnior convoca Pedro, Estêvão e Luiz Henrique para os próximos jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias
Flamenguista está de volta após contestada ausência na Copa América, enquanto palmeirense e botafoguense foram chamados pela primeira vez
O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira (23) a convocação da seleção brasileira para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, contra Equador e Paraguai, marcados para os dias 6 e 10 de setembro. A lista traz algumas novidades, como o retorno de Pedro, atacante do Flamengo, e a inclusão de dois jovens talentos: Estêvão, atacante do Palmeiras, de 17 anos, e Luiz Henrique, de 23 anos, jogador do Botafogo e um dos destaques do clube carioca nesta temporada. Esses serão os primeiros compromissos da seleção após a eliminação na Copa América, quando o Brasil foi derrotado pelo Uruguai nas quartas de final, em uma partida que terminou empatada por 0 a 0 no tempo regulamentar e foi decidida nos pênaltis.

A situação do Brasil nas Eliminatórias é delicada. A seleção ocupa o sexto lugar, com sete pontos, a última posição que garante vaga direta para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. O Equador, próximo adversário, é o quinto colocado com oito pontos, enquanto o Paraguai ocupa a oitava posição, com cinco pontos. Segundo a CBF, a convocação levou em conta o calendário, já que a temporada europeia de 2024/2025 está apenas no início, enquanto o Campeonato Brasileiro se aproxima da reta final. A seleção vai se concentrar em Curitiba, no centro de treinamento do Athletico-PR, para enfrentar o Equador no estádio Couto Pereira, antes de viajar para Assunção, onde jogará contra o Paraguai.
A lista de Dorival Júnior conta com seis jogadores que atuam no futebol brasileiro, sendo que o Flamengo é o único clube com mais de um representante: além de Pedro, o volante Gerson também foi convocado. Ambos não participaram da Copa América, mas já defenderam a seleção em outras ocasiões. A ausência do centroavante no continental gerou questionamentos. Atualmente, ele está se recuperando de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, sofrida no primeiro jogo contra o Bolívar, pelas oitavas de final da Libertadores. “Consultamos o departamento médico do Flamengo e há um otimismo de que ele volte em breve. Foi relacionado, mas sabemos que, se no final ele não estiver nas melhores condições, obviamente será substituído”, afirmou o diretor de seleções da CBF, Rodrigo Caetano. Ao contrário dos rubro-negros, Luiz Henrique e Estêvão foram convocados pela primeira vez . A lista também conta com André, do Fluminense, e Guilherme Arana, do Atlético-MG.
Confira a convocação
Goleiros
Zagueiros
Laterais
Meio-campistas
Atacantes
