cover
Tocando Agora:


Milei rejeita proposta imposta pela ONU e Argentina não assina "Pacto para o Futuro"

Ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, afirma que “muitos pontos” da iniciativa “atrasam a nova agenda” que a Argentina enfrenta para o seu desenvolvimento.

Milei rejeita proposta imposta pela ONU e Argentina não assina "Pacto para o Futuro"
Milei rejeita proposta imposta pela ONU e Argentina não assina "Pacto para o Futuro" (Foto: Reprodução)

A Argentina se juntou a cinco outros países ao decidir não assinar o Pacto para o Futuro, aprovado pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a Cúpula do Futuro, realizada em Nova York no último domingo (22/09).

Em seu discurso durante o evento, a ministra das Relações Exteriores argentina, Diana Mondino, justificou a posição do país ao afirmar que “muitos dos pontos” do pacto, “com seus anexos, apresentam reservas e objeções ou atrasam a nova agenda da Argentina”.

Mondino acrescentou que o documento vinha sendo elaborado desde 2022 “sob outra administração”. Naquele período, o socialista Alberto Fernández ocupava a presidência da Argentina. “O atual governo argentino encontrou as negociações já avançadas. Apesar disso, apresentamos propostas construtivas que nem sempre foram levadas em consideração, o que nos leva a nos distanciar”, concluiu a ministra.





set 24, 2024