cover
Tocando Agora:


Lider do PCC, braço direito de Marcola, vai para o semiaberto depois de ficar 21 anos foragido

Juiz que concedeu semiaberto para Fuminho do PCC, já decidiu em favor de Lula (PT) durante investigação do MP sobre os caças Gripen em 2021.

Lider do PCC, braço direito de Marcola, vai para o semiaberto depois de ficar 21 anos foragido
Lider do PCC, braço direito de Marcola, vai para o semiaberto depois de ficar 21 anos foragido (Foto: Reprodução)

Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como “Fuminho” do PCC e apontado como braço direito de Marcola, líder máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC), a mais poderosa facção criminosa atualmente do Brasil, recebeu uma decisão polêmica da Justiça que autoriza sua transferência para o regime semiaberto.
Fuminho, que esteve foragido por impressionantes 21 anos antes de ser capturado, agora poderá deixar a penitenciária de segurança máxima para trabalhar ou estudar durante o dia, retornando somnte à noite, em um cenário que levanta dúvidas e indignação quanto à aplicação da lei para criminosos reincidentes no Brasil.




A decisão partiu do juiz corregedor substituto da Penitenciária Federal de Brasília, Frederico Botelho de Barros Viana, que justificou a transferência de Fuminho ao semiaberto com base no "bom comportamento" do detento e no tempo mínimo de prisão cumprido. No entanto, o histórico de Fuminho, considerado um dos criminosos mais perigosos do país, revela outro lado dessa história: em 2020, após duas décadas como foragido, ele foi preso em Moçambique durante uma operação da Polícia Federal. Acusado de tráfico internacional de drogas e homicídios, ele permanece, desde então, detido em uma unidade federal de segurança máxima.


O Ministério Público Federal e a Justiça Estadual de São Paulo questionaram imediatamente a decisão e solicitaram que o juiz reavalie a transferência, alegando que Fuminho representa uma ameaça à segurança pública e não deve deixar a Penitenciária Federal. Segundo a CNN, os pedidos aguardam análise.


Terça Livre

out 15, 2024