cover
Tocando Agora:


Copom inicia última reunião de 2024 com expectativa de aumento da taxa de juros

Encontro marca o fim da gestão de Roberto Campos Neto, que deixará a presidência do Banco Central para Gabriel Galípolo, que assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro

Copom inicia última reunião de 2024 com expectativa de aumento da taxa de juros
Copom inicia última reunião de 2024 com expectativa de aumento da taxa de juros (Foto: Reprodução)

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) deu início à sua última reunião do ano, com a expectativa de um aumento na taxa de juros de 0,75 ponto percentual, elevando-a para 12%. Entretanto, alguns analistas acreditam que a alta pode ser ainda maior, chegando a 1 ponto percentual. Esta reunião marca o fim da gestão de Roberto Campos Neto, que deixará a presidência do Banco Central no dia 31 de dezembro. Gabriel Galípolo assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro, e outros diretores, como Otávio Damaso e Carolina de Assis Barros, também participarão pela última vez deste encontro.



Desde a última reunião do Copom, o mercado financeiro demonstrou descontentamento com o pacote de cortes de gastos do governo, o que resultou em uma valorização do dólar. As expectativas em relação à inflação também se elevaram, com a mediana do relatório Focus para a inflação em 2026 passando de 3,86% para 4,16%. A economia, por sua vez, mostrou resiliência, com um crescimento de 0,9% do PIB no terceiro trimestre e uma taxa de desemprego de 6,2%.

A deterioração do cenário econômico gerou divergências nas previsões sobre a alta dos juros. Enquanto instituições como Itaú Unibanco e BTG Pactual projetam um aumento de 1 ponto percentual, outras, como Santander, Goldman Sachs e Citi, acreditam que a elevação será de 0,75 ponto. A inflação acumulada em 12 meses também apresentou um leve aumento, passando de 4,76% para 4,87%.


*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicada por Matheus Oliveira



Por da Redação 10/12/2024 11h23