cover
Tocando Agora:


Uso de fio dental pode reduzir risco de derrames, aponta pesquisa

Estudo da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, afirma que o hábito de higiene bucal diminui condições inflamatórias, fator de risco para AVC

Uso de fio dental pode reduzir risco de derrames, aponta pesquisa
Uso de fio dental pode reduzir risco de derrames, aponta pesquisa (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, indica que a prática regular de usar fio dental pode estar associada a uma diminuição no risco de acidente vascular cerebral (AVC) e fibrilação atrial. O estudo, que envolveu 6.278 indivíduos, revelou que 65% dos participantes utilizavam fio dental ao menos uma vez por semana. Os resultados mostraram que essa prática está ligada a uma redução significativa nos riscos de problemas cardiovasculares.



Os dados apontam que aqueles que utilizam fio dental apresentam um risco 22% menor de sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico. Além disso, o estudo identificou uma diminuição de 44% no risco de acidente vascular cerebral cardioembólico e uma redução de 12% na probabilidade de fibrilação atrial entre os usuários regulares do fio dental.

Entretanto, a pesquisa não encontrou evidências que relacionassem o uso do fio dental a acidentes vasculares cerebrais do tipo trombótico ou lacunar. Os pesquisadores destacam que a utilização do fio dental pode contribuir para a diminuição de infecções bucais e doenças gengivais, condições que estão associadas à inflamação, um conhecido fator de risco para derrames.

Além de adicionar o fio dental na rotina de higiene bucal, os especialistas ressaltam a importância de manter um estilo de vida saudável. Isso inclui o controle da pressão arterial e do colesterol, a manutenção de um peso adequado, a prática regular de atividades físicas, uma alimentação equilibrada e a garantia de um sono reparador.


Por da Redação 31/01/2025 13h49 - Atualizado em 31/01/2025 13h50