cover
Tocando Agora:


Lula acompanhará posse da nova presidente do Superior Tribunal Militar

Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha é primeira mulher a assumir o cargo; cerimônia, que promete ser um marco na história do judiciário brasileiro, está agendada para às 15h

Lula acompanhará posse da nova presidente do Superior Tribunal Militar
Lula acompanhará posse da nova presidente do Superior Tribunal Militar (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marca presença na posse de Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, a primeira mulher a assumir o comando do Superior Tribunal Militar (STM). A cerimônia, que promete ser um marco na história do judiciário brasileiro, está agendada para as 15h no Teatro Nacional, localizado a cerca de 10 km do Palácio do Planalto.

Antes de comparecer à cerimônia, o presidente Lula tem uma agenda cheia de compromissos no Palácio do Planalto. O dia começa com reuniões importantes, às 9h, com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e o secretário de imprensa, Laércio Portela. Logo em seguida, às 9h30, Lula se encontra com Marcos Rogério, secretário especial para assuntos jurídicos da Casa Civil, e às 10h, com o ministro do Trabalho e Emprego, Luís Marinho.


Ainda pela manhã, às 11h, o presidente participa do lançamento do programa “Crédito do Trabalhador”. Esta Medida Provisória tem como objetivo liberar crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada, e o evento contará com a presença dos ministros Luís Marinho e Fernando Haddad, da Fazenda. Este programa é uma das iniciativas do governo para impulsionar a economia e oferecer suporte financeiro aos trabalhadores brasileiros.

Após a posse de Maria Elizabete Rocha, às 16h30, Lula se reunirá com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e às 17h, com Aldo Faleiro, assessor chefe adjunto da assessoria especial da Presidência da República. Maria Elizabete Rocha, que foi indicada por Lula ao STM em 2007, assume a presidência da corte com um compromisso firme com a transparência, modernização, defesa da democracia e políticas de diversidade e inclusão.

Entre suas prioridades está a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição que permita à corte militar ter um representante no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em um gesto de continuidade na promoção de mulheres a cargos de destaque, no último Dia Internacional da Mulher, 8 de março, Lula indicou a advogada Verônica Abdala Estma para o cargo de ministra no STM, que ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal.


Por Jovem Pan 12/03/2025 08h15