cover
Tocando Agora:


Netanyahu acusa diretor do Shin Bet de investigar ministro sem sua autorização

Após Justiça de Israel suspender a demissão de Ronen Bar, primeiro-ministro o condena por reunir evidências contra Ben Gvir, titular da pasta da Segurança Nacional

Netanyahu acusa diretor do Shin Bet de investigar ministro sem sua autorização
Netanyahu acusa diretor do Shin Bet de investigar ministro sem sua autorização (Foto: Reprodução)

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou nesta segunda-feira (24) o diretor do Shin Bet, cuja destituição foi bloqueada na sexta-feira pela Suprema Corte, de ter investigado sem o seu consentimento o ministro de extrema direita Itamar Ben Gvir, titular da pasta da Segurança Nacional.


“A afirmação de que o primeiro-ministro autorizou o diretor do Shin Bet, Ronen Bar, a reunir evidências contra o ministro Ben Gvir é mais uma mentira exposta”, afirma um comunicado do gabinete de Netanyahu. O canal de televisão 12 afirmou que a agência de segurança interna (Shin Bet) passou meses em um “procedimento secreto” para investigar a infiltração de elementos de extrema direita na polícia e seus vínculos com Ben Gvir.



'“O documento publicado, que contém uma diretriz explícita do chefe do Shin Bet para reunir evidências contra líderes políticos, é semelhante aos regimes obscuros, mina a democracia e visa derrubar um governo de direita”, acrescenta o comunicado. Na sexta-feira, o Supremo Tribunal de Israel suspendeu a decisão inédita do governo de destituir Ronen Bar, um anúncio que aprofundou as divisões políticas no país.


*Com informações da AFP
Por Jovem Pan 24/03/2025 07h02 - Atualizado em 24/03/2025 07h02