cover
Tocando Agora:


Voo com mais 103 deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil

No total, 90 homens e 13 mulheres desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza no último sábado (24); três deles têm restrições com a Justiça brasileira e, por isso, foram mantidos sob custódia da PF

Voo com mais 103 deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil
Voo com mais 103 deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil (Foto: Reprodução)

No último fim de semana, o Brasil recebeu mais 103 cidadãos deportados dos Estados Unidos, elevando o número total de repatriados para 783 entre fevereiro e maio deste ano. Os deportados desembarcaram nos aeroportos de Fortaleza, no Ceará, e Confins, em Minas Gerais. O grupo era composto por 90 homens e 13 mulheres, a maioria com idades entre 18 e 29 anos. Entre os passageiros, três eram fugitivos da justiça brasileira e foram entregues à custódia da Polícia Federal.


O governo brasileiro adotou uma abordagem humanizada para receber os repatriados, em resposta à política de combate à imigração ilegal implementada pelo governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O secretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Teixeira, destacou que o objetivo é garantir um acolhimento seguro para aqueles que tentaram buscar uma vida melhor no exterior. Ele enfatizou que é dever do Estado assegurar os direitos dos cidadãos que retornam ao Brasil.

A política de acolhimento humanitário do governo brasileiro envolve sete órgãos federais, incluindo o juizado de menores, e conta com a colaboração dos governos estaduais. Desde que o governo norte-americano intensificou as deportações, o Brasil tem se mobilizado para receber seus cidadãos de volta, garantindo que eles tenham um retorno digno e seguro ao país. Além disso, o governo brasileiro está empenhado em oferecer suporte psicológico e social aos repatriados, ajudando-os a se reintegrarem à sociedade. Programas de capacitação profissional e assistência social são algumas das medidas adotadas para facilitar essa transição.


Por Jovem Pan 26/05/2025 08h10