cover
Tocando Agora:


Davi Alcolumbre anuncia CPMI para investigar fraudes do INSS

Expectativa é que a CPMI comece suas atividades no segundo semestre deste ano, após os partidos indicarem seus representantes

Davi Alcolumbre anuncia CPMI para investigar fraudes do INSS
Davi Alcolumbre anuncia CPMI para investigar fraudes do INSS (Foto: Reprodução)

O senador Davi Alcolumbre, que preside o Congresso, anunciou a leitura do requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar fraudes relacionadas ao INSS. A expectativa é que a CPMI comece suas atividades no segundo semestre deste ano, após os partidos indicarem seus representantes. Para liderar a comissão, Alcolumbre sugeriu o nome do senador Omar Aziz. O apoio à criação da CPMI é significativo, com o requerimento contando com a assinatura de 36 senadores e 223 deputados, ultrapassando o número mínimo exigido. Uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha revelou que a maioria da população brasileira responsabiliza tanto o governo de Lula quanto o de Bolsonaro pelas fraudes, com uma reprovação mais acentuada direcionada ao governo atual.



O governo Lula, por sua vez, está tentando evitar a instalação da CPMI, argumentando que já existem investigações em andamento conduzidas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU). Essas investigações visam apurar as irregularidades e responsabilizar os envolvidos nas fraudes. Em uma ação recente, a 7ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal determinou o bloqueio de R$ 2,8 bilhões de 12 entidades associativas que estão sendo investigadas.


Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA


Por da Redação 17/06/2025 23h44