cover
Tocando Agora:


STF decide prorrogar inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias

Decisão atende a um pedido da PF, que alegou a necessidade de concluir ‘diligências pendentes’ no caso que apura a relação do deputado federal à suposta trama golpista e por incitar o governo dos EUA a adotar medidas contra ministros do STF

STF decide prorrogar inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias
STF decide prorrogar inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias (Foto: Reprodução)

Na última terça-feira (8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 60 dias o inquérito que investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A decisão atende a um pedido da Polícia Federal, que alegou a necessidade de concluir diligências pendentes para esclarecer as suspeitas contra o parlamentar. O inquérito, aberto em maio a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), apura se Eduardo Bolsonaro atuou para obter sanções de autoridades norte-americanas contra ministros do STF e se tentou interferir nas investigações sobre a trama golpista e os ataques de 8 de janeiro. O deputado, que está licenciado do cargo e reside nos Estados Unidos desde o início do ano, é investigado por crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.



A investigação teve como base declarações e vídeos publicados por Eduardo Bolsonaro em suas redes sociais, nos quais ele pedia sanções contra ministros do STF e comparava a atuação da Corte e da Polícia Federal a uma tentativa de “incriminar a família Bolsonaro”.
*Com informações de Aline Becketty



*Reportagem produzida com auxílio de IA


Por Jovem Pan 09/07/2025 11h58