cover
Tocando Agora:


Netanyahu confirma candidatura para as eleições de 2026 em Israel

Apesar da queda na popularidade e da pressão pela guerra com o Hamas, o premiê aposta na manutenção do poder; pleito está marcado para 27 de outubro

Netanyahu confirma candidatura para as eleições de 2026 em Israel
Netanyahu confirma candidatura para as eleições de 2026 em Israel (Foto: Reprodução)

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou que irá disputar as próximas eleições parlamentares, marcadas para 27 de outubro de 2026. O anúncio sinaliza a intenção do líder mais longevo da história do país de se manter na corrida política, mesmo diante de um cenário de guerra, pressões internas e queda em sua popularidade pessoal.


Embora a data oficial esteja a um ano de distância, o cenário político em Israel permanece volátil. A continuidade do atual governo depende da frágil coalizão formada por Netanyahu, que inclui partidos ultraortodoxos. Caso o atual cessar-fogo com o Hamas não seja bem-sucedido, esses partidos podem abandonar a aliança governista, forçando uma antecipação das eleições.

Apesar da baixa popularidade do próprio Netanyahu, seu partido, o Likud, tem demonstrado resiliência. Pesquisas de intenção de voto recentes indicam que o partido manteria um número de cadeiras no parlamento semelhante ao atual — entre 30 e 34 dos 120 assentos totais. No entanto, os mesmos levantamentos mostram um enfraquecimento dos partidos que compõem sua base aliada, o que poderia dificultar a formação de um novo governo.

Politicamente ativo há mais de 30 anos, Netanyahu enfrenta também pendências na justiça israelense, o que seria um dos incentivos para sua permanência no poder. Enquanto isso, a oposição tem trabalhado para se organizar e formar uma chapa competitiva para o próximo pleito.



Por Jovem Pan 20/10/2025 09h39