Furacão Melissa deve atinger Jamaica com força máxima e pode ser o mais forte da história
As autoridades jamaicanas emitiram ordens de evacuação obrigatória para várias cidades do sul do país, que já começaram a sentir os efeitos da tempestade
28/10/2025 08:57
A Jamaica está em alerta máximo e se prepara para a chegada do furacão Melissa, que deve atingir o país como uma tempestade de categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson. O fenômeno é considerado por especialistas como potencialmente o mais forte já registrado na história da nação caribenha. Na segunda-feira (27), os ventos do furacão alcançaram velocidades de quase 300 km/h em alto mar. As autoridades emitiram ordens de evacuação obrigatória para várias cidades do sul do país, que já começaram a sentir os efeitos da tempestade.

O primeiro-ministro, Andrew Holness, solicitou apoio internacional, destacando os graves riscos para a infraestrutura, moradias e plantações. Ele afirmou que nenhum país do Caribe está preparado para enfrentar um furacão desta magnitude, mas garantiu que o governo está mobilizando todos os recursos possíveis, incluindo um orçamento de emergência de 33 milhões de dólares e a abertura de abrigos temporários.
Como medida de precaução, o aeroporto de Kingston, o mais movimentado da ilha, está fechado desde sábado, e os portos também suspenderam suas operações. As previsões indicam que a Jamaica pode receber até um metro de chuva, enfrentar marés superiores a quatro metros e sofrer com inundações e deslizamentos de terra.
Antes de se aproximar da Jamaica, o furacão Melissa já causou pelo menos quatro mortes em sua passagem pelo Caribe, sendo três no Haiti e uma na República Dominicana. A expectativa é que, após atingir a Jamaica, a tempestade avance com menor intensidade em direção a Cuba, Ilhas Turcas e Caicos e Bahamas.

Por Jovem Pan 28/10/2025 08h46
