cover
Tocando Agora:


Shutdown nos EUA já afeta 13 mil voos com falta de controladores de tráfego

Ausência de um acordo orçamentário no Congresso americano levou à suspensão de diversos serviços públicos desde o dia 1º de outubro

Shutdown nos EUA já afeta 13 mil voos com falta de controladores de tráfego
Shutdown nos EUA já afeta 13 mil voos com falta de controladores de tráfego (Foto: Reprodução)

A paralisação do governo americano, conhecida como “shutdown”, que já dura quase um mês, continua a gerar grandes impactos no dia a dia da população. Um dos setores mais afetados é o da aviação, com mais de 11 mil voos atrasados em apenas dois dias devido à falta de controladores de tráfego aéreo. A ausência de um acordo orçamentário no Congresso americano levou à suspensão de diversos serviços públicos desde o dia 1º de outubro. Na aviação, a falta de controladores de tráfego aéreo, que são funcionários federais, resultou em um grande número de atrasos.



No último domingo, foram registrados 8.600 voos atrasados, e na segunda-feira, mais 2.700, totalizando mais de 11.300 voos impactados em 48 horas. Além dos problemas no tráfego aéreo, a paralisação afeta diversos outros serviços essenciais, como o funcionamento de parques nacionais, museus e a emissão de vistos.

A situação gera um efeito cascata na economia, pois os funcionários públicos federais não recebem seus salários, o que reduz o consumo. Há também o risco de demissões em setores que dependem dos serviços governamentais.

O “shutdown” é resultado de um impasse entre Democratas e Republicanos no Congresso sobre a aprovação do orçamento. A falta de consenso impede a liberação de fundos para o funcionamento da máquina pública. Analistas apontam que a demora na resolução do problema agrava os prejuízos econômicos, que já são estimados na casa dos bilhões de dólares. Enquanto os partidos não chegam a um acordo, a população norte-americana segue sofrendo as consequências da paralisação.



Com informações de Eliseu Caetano


Por Jovem Pan 28/10/2025 14h28