‘Meu INSS’ apresenta instabilidade e dificuldades de acesso nesta terça-feira
Plataforma também apresentou quedas na segunda (19); Dataprev informou que sistemas operam normalmente e atribuiu falhas a volume atípico de 8,5 milhões de consultas
20/01/2026 13:28
| Atualizado há 2 Semanas atrás
Usuários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrentam dificuldades para acessar a plataforma e o aplicativo “Meu INSS” na manhã desta terça-feira (20). Segurados relatam falhas ao tentar realizar o login e lentidão no carregamento dos serviços.

A Jovem Pan testou o site na plataforma DownDetector e registrou que desde segunda-feira (19) o site “Meu INSS” apresenta instabilidade. Na última atualização, às 11h52 desta terça-feira (20), havia 34 reclamações. O pico das reclamações foi registrado às 10h52, com 80 notificações de erro.Perfis no X (antigo Twitter) colocaram suas reclamações do aplicativo. Um deles postou que “desde anteontem meu app não abre”. Outro disse que o “meu INSS tá fora do ar maior ‘tempão'”.
Plataforma também apresentou quedas na segunda (19); Dataprev informou que sistemas operam normalmente e atribuiu falhas a volume atípico de 8,5 milhões de consultas







Posicionamento oficial
Em nota divulgada na segunda, a Dataprev esclareceu os motivos das falhas recentes. “De acordo com a Dataprev, a instabilidade registrada no Meu INSS nesta segunda-feira (19) foi causada por um aumento atípico no volume de acessos. O problema já foi resolvido e os sistemas operam normalmente”, afirmou a empresa.
Segundo o comunicado, a sobrecarga ocorreu devido à procura simultânea por três atualizações: a margem para empréstimos consignados, o reajuste de benefícios e a nova alíquota do Imposto de Renda com isenção para quem ganha até R$ 5.000.
“Em um único dia, foram cerca de 8,5 milhões de consultas, um aumento de 143% em relação à média diária de 3,5 milhões de acessos, o que impactou o tempo de resposta do sistema”, completou a nota.
Por Jovem Pan 20/01/2026 12h30 - Atualizado em 20/01/2026 12h32
