Carlos Viana convoca novos nomes para a CPMI do INSS; confira
Reunião entre Viana e Alcolumbre acontece na próxima semana para o acordo de mais 60 dias de CPMI
29/01/2026 20:31
No fim da tarde desta quinta-feira (29), o senador Carlos Viana (Podemos-MG), que é o presidente da CPMI do INSS, anunciou em coletiva quem são os convocados às primeiras oitivas do caso nos próximos dias.

O primeiro citado foi Daniel Vorcaro, do Banco Master, que esta sob medida restritiva e portanto precisará ser liberado pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), para comparecer ao depoimento, que será no dia 05 de fevereiro. O pedido de liberação também foi feito pela CPMI.
O segundo convocado foi Luiz Félix Cardamone Neto, o ex-presidente do Banco BMG, que estará em viagem até o dia 21 de fevereiro, mas que mesmo assim “virá de boa vontade à CPMI” segundo o senador na coletiva. O banqueiro deve prestar depoimento no dia 25 de fevereiro.
Viana também disse que buscarão por aqueles que foram convocados anteriormente à CPMI mas não compareceram. O primeiro deles é o empresário investigado, Maurício Camisotti que, na época de sua primeira convocação, recebeu um Habeas Corpus dado pelo STF que o isentava de estar presente no depoimento. “Esperamos que o STF nos dê a oportunidade de trazê-lo, cumprindo a regra da CPMI, não há a possibilidade que uma pessoa diga se quer vir ou não (prestar o depoimento)”, disse o presidente da CPMI.
Outros nomes que apresentaram atestado e não vieram à CPMI, como Américo Monte e outros nomes, estão sendo catalogados para serem convocados e assim encerrar os depoimentos o mais rápido possível.
Uma reunião com o presidente do senado, Davi Alcolumbre, e Carlos Viana já está marcada e deve acontecer na próxima semana para o pedido de pelo menos mais 60 dias para que a CPMI possa recolher todos os documentos necessários, além das principais figuras citadas que trarão seus depoimentos. “Estou muito confiante de termos pelo menos mais 60 dias, minha conversa com o presidente do senado foi muito boa”, completou Viana.
Depois da coletiva, Viana publicou na rede social X que o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, também está convocado para prestar seu depoimentos na CPMI.


Por Júlia Lara 29/01/2026 20h19
