cover
Tocando Agora:


Novas regras de segurança do Pix passam a valer nesta segunda

As alterações, obrigatórias para os bancos, são no Mecanismo Especial de Devolução (MED), que agora poderá rastrear melhor o dinheiro e devolver recursos em até 11 dias, segundo o Banco Central

Novas regras de segurança do Pix passam a valer nesta segunda
Novas regras de segurança do Pix passam a valer nesta segunda (Foto: Reprodução)

A novas regras em relação à devolução do Pix em caso de fraudes passam a valer a partir desta segunda (2). As alterações, obrigatórias para os bancos, são no Mecanismo Especial de Devolução (MED), que agora poderá rastrear melhor o dinheiro e devolver recursos em até 11 dias, segundo o Banco Central.



No modelo antigo, o ressarcimento era feito apenas a partir da conta que originou a fraude. O problema é que muitas vezes os criminosos conseguem retirar o dinheiro antes do MED agir.

Desse modo, quando o cliente fazia a reclamação a conta já não tinha mais como fazer a devolução. Agora, o MED pode identificar possíveis caminhos dos recursos com mais precisão.

“O BC espera que, com essa medida, aumente a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes. O compartilhamento dessas informações impedirá ainda o uso dessas contas para novas fraudes”, disse o BC no momento em que as medidas foram anunciadas, em agosto do ano passado.
No dia 1º de outubro de 2025, já estava disponível nos aplicativos com ambientes de Pix uma funcionalidade para acionar o MED sem a necessidade de interação humana.
“O autoatendimento do MED dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas,” diz o BC.




Por Jovem Pan 02/02/2026 14h57 - Atualizado em 02/02/2026 15h09