cover
Tocando Agora:


Governo deve criar Desenrola para empresas ainda no primeiro trimestre deste ano, diz Mário França

Ministro do Empreendedorismo destacou que programa pode beneficiar cerca de 7 milhões de MEIs endividados; ideia tem o apoio de Fernando Haddad

Governo deve criar Desenrola para empresas ainda no primeiro trimestre deste ano, diz Mário França
Governo deve criar Desenrola para empresas ainda no primeiro trimestre deste ano, diz Mário França (Foto: Reprodução)

    O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, comandado por Márcio França, solicitou ao Ministério da Fazenda que aumente o limite de faturamento para os Microempreendedores Individuais (MEIs) e para as empresas enquadradas no Simples Nacional. Além disso, França ressaltou a importância de implementar o programa Desenrola da Pessoa Jurídica ainda no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o ministro, existem cerca de 7 milhões de MEIs endividados que poderiam se beneficiar com descontos voltados para pessoa jurídica, especialmente aqueles que tiveram acesso ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).


    França destacou que a inadimplência no Pronampe entre os MEIs chega a 44%. Durante uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro da recém-criada pasta do Empreendedorismo encontrou apoio para a ideia do Desenrola voltado para PJs. A proposta também visa tornar o MEI uma opção mais acessível, permitindo que o pagamento da Previdência seja proporcional ao faturamento da microempresa. Além disso, o ministro defendeu a prorrogação do prazo para que as empresas excluídas do Simples possam solicitar o reenquadramento no regime de tributação.


  • Por da Redação
  •  
  • 17/01/2024 20h51 - Atualizado em 17/01/2024 20h56